• Em Destaque

    Basilosaurus Cetoides






    Basilosaurus ("rei lagarto") foi um gênero de cetáceo pré-histórico que viveu entre 34 e 39 milhões de anos atrás no Eoceno. Um antigo parente dos golfinhos e baleias atuais.

    Os seus primeiros restos fossilizados foram descobertos nos Estados Unidos, em Louisiana, e pensava-se terem pertencido a uma espécie de monstro marinho reptiliano, daí o sufixo "saurus" (que significa "lagarto"). Fósseis de duas das espécies foram encontrados no Egito e Paquistão.


    Basilosaurus media até 18 metros e apresentava um elevado grau de alongamento em comparação com as baleias atuais; este alongamento "anormal" é o que fez com que os cientistas supusessem que o Basilosaurus nadava se propulsionando com movimentos ondulantes de todo o seu corpo e não apenas com movimentos caudais, como nos cetáceos atuais. Ele também possuía ainda vestígios de patas traseiras.

    Ele tinha um "melão" em sua cabeça (uma grande depressão óssea no topo do crânio) que servia para detectar qualquer objeto que nadasse por perto (provocava um eco). Ele se alimentava de outros mamíferos marinhos e peixes.

    Estado de conservação
    Extinta (fóssil)
    Classificação científica
    Reino:Animalia
    Filo:Chordata
    Classe:Mammalia
    Ordem:Cetacea
    Subordem:Archaeoceti
    Família:Basilosauridae
    Género:Basilosaurus
    Harlan, 1834

    Fonte: Wikipédia

    • Comente
    • Comente com Facebook

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Basilosaurus Cetoides Rating: 5 Reviewed By: Bruno Angelim
    Topo