• Em Destaque

    Serra da Capivara



    Viagem de puro encantamento, o Parque Nacional da Serra da Capivara, no sudeste do Piauí, é um apaixonante passaporte aos costumes e às crenças dos primeiros habitantes das Américas. Criado em 1979, o parque possui mais de 700 sítios arqueológicos com pinturas rupestres de até 12 mil anos, dos quais 170 são abertos à visitação pública.

    Esculpidas em gigantescos paredões rochosos, as pinturas retratam fatos da vida pré-histórica, revelando como viveram os primeiros homens no continente americano. São cenas de lutas, caças, animais, sexo, partos, crianças e muitas outras.
    Existem milhares de pinturas rupestres como a da foto no Parque da Serra da Capivara

    Percorrer esse mítico solo é como estar em um museu a céu aberto, desvendando gradativamente um pouco mais sobre a nossa própria história. Significa também conhecer a única unidade de conservação do País destinada à preservação da caatinga, palavra indígena que significa floresta branca.
    Por toda a sua importância, o parque de 214 quilômetros de perímetro foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. A porta de acesso a essa valiosa e ainda pouco conhecida joia brasileira é São Raimundo Nonato, no Piauí.
    Os caçadores-coletores – Principal cartão-postal de São Raimundo Nonato, o parque – apesar disso – não é a sua única atração. A pequena cidade de pouco mais de 35 mil habitantes abriga a Fundação Museu do Homem Americano (Fundham). Inaugurado em 1986, é presidido pela arqueóloga Niéde Guidon.
    No interior do moderno espaço encontram-se milhares de valiosos achados arqueológicos e paleontológicos da pré-história americana. São esqueletos de pessoas, fósseis de animais da megafauna e de plantas, artefatos de pedra lascada e utensílios domésticos, só para citar algumas das descobertas feitas nas últimas quatro décadas por cientistas que “exploram“ a região.
    • Comente
    • Comente com Facebook

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Serra da Capivara Rating: 5 Reviewed By: Bruno Angelim
    Topo