• Em Destaque

    Era Glacial



    Em torno de 60 milhões de anos atrás, a temperatura da Terra sofreu uma enorme queda. Em razão disto não houve calor suficiente, durante o verão, para derreter a camada de gelo que costumeiramente se formavam nas grandes altitudes durante o inverno.

    Diante desse fenômeno, as geleiras, aos poucos, soltaram-se das montanhas, fato que originou um grande desgaste nas rochas enquanto carregavam a argila por muitos quilômetros. Por fim, uma enorme área da região norte da Europa foi coberta por uma espessa camada de gelo.

    Este acontecimento foi o marco inicial da última Era Glacial ou Idade do Gelo. O mundo todo foi afetado por este fenômeno, desde o continente europeu até as regiões centrais.

    Os únicos seres que conseguiram sobreviver a este período foram os animais com maior quantidade pêlos, como por exemplo, o rinoceronte lanoso, os primitivos antílopes e alguns mamutes.

    Ainda hoje, é possível encontrar parte das calotas glaciais deste período. As que estão em grande parte da Groelândia são um exemplo disto

    Ocorreram 6 grandes eras glaciais nos últimos 1 bilhão de anos da história do planeta Terra. A última aconteceu há 60 milhões de anos atrás na Era Cenozóica (no período Terciário Superior).

    Na passagem de uma glaciação para outra, ocorreram períodos mais quentes, época em que o gelo era derretido, formando lagos nos vales.

    A comprovação da existência desses períodos foi feita por geólogos através de longo tempo pesquisando as rochas e fósseis. Entretanto, ainda não se descobriu a razão que levou a resfriamento da crosta terrestre. Há cientistas que acreditam que estamos entre um desses períodos quentes, que se resfriará daqui alguns séculos.


    Fonte: Site suapesquisa.com


    • Comente
    • Comente com Facebook

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Era Glacial Rating: 5 Reviewed By: Bruno Angelim
    Topo