• Em Destaque

    Archaefructus liaoningensis


    Archaefructus género extinto de espermatófita aquáticas, com duas espécies conhecidas. O material fóssil deste gênero é originário da Formação Yixian, a nordeste da China, e originalmente datado do Jurássico Superior, mas que agora se pensa ser datado de há 125 milhões de anos, do Cretácico Inferior. Mesmo com a sua datação revista, Archaefructus foi proposto como sendo o mais antigo gênero conhecido de angiospérmica
    A aproximadamente 125 milhões de anos, uma folha de Archeofructus possuía a capacidade de atração de insetos, que por sua vez atrai um pterossauro insetívoro. A interação entre as primeiras Angiospermas e estes animais seria responsável pelo sucesso dessas plantas, que dominam a paisagem dos dias de hoje.
    Devido à sua idade, e porque lhe faltam sépalas e pétalas, e os seus órgãos reprodutores interpretados como carpelos e estames, são produzidos por um ramo alongado em vez de estarem condensados numa flor como acontece nas modernas angiospérmicas, Archaefructaceae foi proposta como a nova família basal de angiospérmicas.

    Fonte: Wikipédia
    • Comente
    • Comente com Facebook

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Archaefructus liaoningensis Rating: 5 Reviewed By: Bruno Angelim
    Topo