• Em Destaque

    Na pré-história, homens cuidavam do lar e mulheres iam à caça

    Nas famílias dos Australopithecus africanus, que viveram entre 3,3 e 2,4 milhões de anos atrás, as mulheres caçavam, enquanto os homens ficavam cuidando do fogo.


    Fêmeas de duas espécies de hominídeos que viveram no sul da savana africana há mais de um milhão de anos abandonavam suas famílias e caçavam sozinhas, enquanto os parceiros machos cuidavam do fogo. A descoberta, que desafia o entendimento atual da posição social da mulher e do homem primitivo, foi publicada no periódico Nature.




    Para entender como esses antigos hominídeos viviam e formavam grupos, a equipe de paleontólogos da Colorado University Boulder, dos Estados Unidos, analisou o registro dentário das espéciesAustralopitecos africanus e Paranthropus robustus. Ambos faziam parte de uma linhagem de parentes próximos dos humanos.

    No total, 19 dentes com datas variando entre 2,7 e 1,7 milhões de anos foram analisados. Os especialistas descobriram que mais da metade dos dentes femininos veio de fora da área local de convivência da espécie, enquanto apenas 10% dos masculinos vinham de fora. Os dados sugerem que os machos cresciam e morriam no mesmo lugar.




    O hábito é diferente da maioria dos primatas, incluindo gorilas, em que as fêmeas permanecem com o grupo onde nasceram e os machos partem para outros lugares. A descoberta foi uma surpresa, revelou Sandi Copeland, coordenadora da pesquisa. "Na maioria dos grupos de mamíferos, normalmente é o macho que deixa a comunidade", disse.


    Fonte: Veja e Nature
    • Comente
    • Comente com Facebook

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Na pré-história, homens cuidavam do lar e mulheres iam à caça Rating: 5 Reviewed By: Bruno Angelim
    Topo