• Em Destaque

    Arqueólogos encontram fóssil de 40 milhões de anos de “baleia ambulante”



    Você não leu errado: há milhões de anos existiu uma espécie de “baleia” com patas. O animal, chamado de arqueoceto, é uma forma primitiva de cetáceo. Ele era aquático, como as baleias, mas tinha dentes semelhantes ao de crocodilos e patas que permitiam que andasse sobre a terra.



    No deserto de Ocucaje, no Peru, arqueólogos encontraram os fósseis mais antigos de arqueoceto conhecidos até o momento. Acredita-se que os fósseis têm entre 36 e 40 milhões de anos.



    Antes da descoberta, fósseis de arqueocetos só haviam sido localizados no Egito, Paquistão, Índia e na América do Norte. Esses mamíferos primitivos podem ter vivido até 50 milhões de anos atrás, e podem ajudar os cientistas a entender como ocorreu a evolução das baleias.



    Acredita-se que o primeiro ancestral da baleia era um onívoro peludo, de quatro patas, que evoluiu para uma variedade de anfíbios há 50 milhões de anos. Com o tempo, as baleias teriam perdido a conexão entre a espinha dorsal e as patas traseiras, que sumiram gradualmente.



    Fonte: Daily Mail, Euro News, Hyper Science
    • Comente
    • Comente com Facebook

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Arqueólogos encontram fóssil de 40 milhões de anos de “baleia ambulante” Rating: 5 Reviewed By: Bruno Angelim
    Topo