![]() |
ESQUELETO DE ICHTHYOSTEGA NO MOSCOW PALEONTOLOGICAL MUSEUM FOTOGRAFIA: OLEG TARABANOV |
Os primeiros animais dos quais supostamente nós descendemos, ou seja os primeiros vertebrados em terra seca, permanecem um mistério.
Acreditou-se que um animal chamado Ichthyostega fosse a chave, tratando-se de um animal com um metro de comprimento que teria quatro membros supostamente cada um deles com cinco dedos.
Porém, algum erro e falta de altruísmo cientifico por parte de Erik Jarvik, investigador que se apoderou da sua descoberta durante 48 anos, atrasaram o nosso conhecimento nesta matéria.
Afinal, o Ichthyostega tinha 8 dedos em cada membro mas a estrutura dos seus membros teria desabado com o peso do seu corpo – este animal não tinha capacidade de andar e “limitava-se” a nadar.
A procura pelo “peixe aventureiro” que tenha vindo para terra firme e desenvolvido membros musculados com dedos continua, embora já tenha sido encontrado um possível “elo perdido”, o Tiktaalik.
![]() |
ILUSTRAÇÃO DE TIKTAALIK ROSEAE CRÉDITOS: ZINA DERETSKY / NATIONAL SCIENCE FOUNDATION |
Este “peixe com cara de crocodilo”, tinha barbatanas musculadas e várias características que fazem crer ser uma espécie de transição, entre os peixes da água e os animais terrestres de quatro patas (tetrápodes).
Apesar do estudo do esqueleto ter provado que este animal tinha capacidade de suster o seu peso sobre os quatro membros e portanto andar, também tinha capacidade de respirar oxigênio da atmosfera, ou seja, teria reunidas as condições para se aventurar definitivamente fora de água e ser o nosso antepassado.
No entanto em Janeiro de 2010, foi anunciada a descoberta de pegadas de animais tetrápodes, datadas de pelo menos 10 milhões de anos antes dos primeiros Tiktaalik conhecidos.
Isto pode sugerir que o Tiktaalik seria não o primeiro mas um descendente de outro animal mais antigo, que possuía estas características e já caminhava em solo terrestre, há cerca de 400 milhões de anos atrás.
Fonte: Mundo dos Animais
0 comentários:
Postar um comentário