• Em Destaque

    Tipos de dinossauros: Estegossauros


    Este grupo de animais foi batizado com o nome do seu exemplar mais famoso, o estegossauro (9 metros).
    Eram dinossauros couraçados, herbívoros e claramente adaptados para a defesa. Possuíam placas ósseas e espinhos afiados que não eram encontrados em mais nenhum animal, o que lhes permitia proteger-se dos predadores, uma vez que eram animais lentos e uma fuga veloz estava fora de hipótese.
    Os estegossauros surgiram no período Jurássico, onde eram mais abundantes, tendo sido extintos há cerca de 110 milhões de anos, muito antes da grande extinção dos dinossauros no final do Cretáceo.

    No seu auge, estegossauros como o dacentrurus (7-8 metros) e o miragaia (5,5-6,5 metros) eram abundantes na Europa. O miragaia tem a particularidade de ter sido descoberto em Portugal e descrito pelo paleontólogo Octávio Mateus em 2009. O pescoço do miragaia era particularmente longo para um estegossauro, com pelo menos 17 vértebras (o estegossauro tinha 12 ou 13).
    Pensa-se que o wuerhossauro (7 metros) tenha sido a última espécie de estegossauro a habitar o planeta, antes do grupo se extinguir. As causas da extinção dos estegossauros não são claras.
    Fonte: Mundo dos Animais
    • Comente
    • Comente com Facebook

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Tipos de dinossauros: Estegossauros Rating: 5 Reviewed By: Bruno Angelim
    Topo