• Em Destaque

    Tipos de dinossauros: Saurópodes



    O maior grupo de animais que alguma vez pisou terra. São facilmente identificáveis pelo pescoço bastante comprido e uma cabeça proporcionalmente pequena.
    Todos os saurópodes eram quadrúpedes (andavam em quatro patas) e herbívoros.

    Um dos primeiros e talvez o mais pequeno saurópode de sempre é o saturnalia (1,5 metros), descoberto no Rio Grande do Sul, no Brasil. Terá vivido há cerca de 225 milhões de anos. Ainda no Triássico surge o plateossauro (5-10 metros), há cerca de 214 milhões de anos. Foi também um dos primeiros dinossauros descobertos no registo fóssil, em 1834.
    Argentinossauro

    Crescendo continuamente pelos períodos Jurássico e Cretáceo, habitaram a Terra saurópodes enormes como o superssauro (33-34 metros), o argentinossauro (30-39 metros) ou o diplodocus (33-45 metros).
    Suspeita-se que tenha existido um saurópode ainda maior, o amphicoelias (58 metros), mas os únicos fósseis descobertos na década de 1870 foram perdidos, restando apenas descrições e desenhos dos mesmos. Análises recentes sugerem que não seria biologicamente plausível um animal terrestre suportar tais dimensões, pelo que devem existir erros de interpretação na descrição original feita em 1878.
    Fonte: Mundo dos animais
    • Comente
    • Comente com Facebook

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Tipos de dinossauros: Saurópodes Rating: 5 Reviewed By: Bruno Angelim
    Topo