• Em Destaque

    Tipos de dinossauros: Terópodes


    TIRANOSSAURO NO FILME JURASSIC PARK

    Trata-se de um grupo de dinossauros bípedes (andavam em duas patas), sendo que a grande maioria eram dinossauros carnívoros, embora existissem alguns terópodes herbívoros e insetívoros. As aves, únicos parentes dos dinossauros a sobreviver à extinção do final do Cretáceo, estão neste grupo.



    Os primeiros terópodes a surgir foram os carnívoros herrerasauro (3-4 metros), eodromaeus (1,2 metros) e o omnívoro eoraptor (1 metro), todos com uma data estimada de 231 milhões de anos, na mesma altura que é aceita como sendo a origem dos primeiros dinossauros na Terra.

    Pouco depois, geologicamente falando, apareceram os coelophysis (1-6 metros), dinossauros carnívoros comuns no final do período Triássico e início do período Jurássico.


    CRÂNIO DE ALOSSAURO
    FOTOGRAFIA: WIKIMEDIA COMMONS


    No Jurássico aparecem terópodes mais evoluídos.

    O mais famoso é o alossauro (8-12 metros), um dos primeiros dinossauros a ser descoberto no registo fóssil e descrito cientificamente em 1877 pelo paleontólogo Othniel Charles Marsh.


    Ainda assim, o dinossauro terópode que fica verdadeiramente na história é o megalossauro (6-9 metros), o primeiro dinossauro de sempre a ser nomeado, em 1824. Os primeiros fósseis de megalossauro foram descobertos no século XVII, mas erradamente atribuídos a um elefante e depois a um monstro bíblico.

    O ceratossauro (5-6 metros) é um carnívoro que também aparece no período Jurássico e as algumas das suas ossadas foram encontradas em Portugal, na Lourinhã.

    THERIZINOSSAURO

    Por fim, no período Cretáceo, surgem dois dos carnívoros mais famosos e imortalizados pelo cinema. O gigante tiranossauro (12-13 metros) e o velocista velociraptor (2 metros).

    É também neste período que surge o therizinossauro (10 metros), um raro exemplo de dinossauro terópode herbívoro e com características bizarras, tais como garras enormes nas patas dianteiras (entretanto foi descoberto mais um terópode herbívoro e igualmente bizarro).

    Durante muitos anos o tiranossauro foi tido como o maior e mais temível predador do tempo dos dinossauros, mas esse estatuto tem vindo a ser colocado em causa.


    Em relação ao tamanho, já se sabe que existiram pelo menos dois terópodes maiores (o espinossauro com 18 metros e o giganotossauro com 14 metros).

    Depois, e mais relevante, a fisionomia do tiranossauro não abona muito a favor das suas eventuais qualidades de predador feroz: as patas dianteiras eram de tal forma pequenas que nem alcançavam a boca. O olfato, bastante apurado, seria mais útil a detectar cadáveres ou animais feridos.

    Crê-se, assim, que o tiranossauro seria mais um necrófago do que um temível predador que caçasse animais vivos.

    Fonte: Mundo dos animais


    • Comente
    • Comente com Facebook

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Tipos de dinossauros: Terópodes Rating: 5 Reviewed By: Bruno Angelim
    Topo