• Em Destaque

    15 descobertas batizadas com nomes de famosos



    1. Mosca Beyoncé




    A mosca australiana "Scaptia (Plinthina) beyoncea" recebeu esse nome por ter o abdome dourado, que, para os pesquisadores, lembra o figurino da artista pop no videoclipe da música "Bootylicious", do Destinys Child, grupo que alçou Beyoncé à fama. As coincidências não param por aí: a mosca Beyoncé foi encontrada pela primeira vez no nordeste da Austrália em 1981, ano em que a artista nasceu.



    2. Samambaia Lady Gaga


    Um gênero de samambaias recebeu o nome de Lady Gaga. A Universidade Duke, nos Estados Unidos, justifica sua escolha afirmando que as plantas tinham uma "definição fluida de gênero", podendo se reproduzir por esporos crescidos em plantas de gênero masculino, feminino ou bissexual. Além disso, durante uma análise do DNA da samambaia, um dos alunos encontrou a sequência "GAGA" nos pares de bases do material genético. Dentre as 19 espécies que compõe o gênero, estão a Gaga germanotta, em homenagem ao nome verdadeiro da cantora, Stefani Germanotta, e "Gaga monstraparva", que faz referência à forma como a cantora chama seus fãs, "monstrinhos".




    3. Fóssil Johnny Deep



    Um fóssil marinho de 505 milhões de anos e com pinças em forma de tesoura foi batizado em homenagem ao ator Johnny Depp, que representou o personagem Edward Mãos de Tesoura no filme homônimo, dirigido por Tim Burton. "Kooteninchela deppi", um artrópode ancestral distante da lagosta e do escorpião, foi identificado por um cientista britânico admirador do ator.



    4. Vespa Elvis Presley


    Um gênero de vespas foi chamado de "Preseucoila", baseado no sobrenome Presley, e cada uma das espécies foi baseada em um hit do cantor. A "Preseucoila imallshookupis", por exemplo, homenageia a canção "All Shook Up", de 1957.



    5. Aranha e Briozoário David Bowie


    Uma aranha amarela rara foi batizada em 2009 como "Heteropoda davidbowie", devido ao álbum "The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars", lançado pelo músico britânico David Bowie, em 1972. O cientista alemão Peter Jäger, que descobriu a aranha, afirmou que nomeá-la em referência a celebridades ajuda a chamar atenção para o fato de muitos desses animais estarem em perigo de extinção.

    Já em 2012, dentre nove novas espécies de brizoários (animais invertebrados milimétricos que formam colônias que lembram corais ou plantas no fundo do mar) descobertas no litoral brasileiro, uma delas foi denominada "Bugula bowiei", também em homenagem a Bowie. A cientista Karin Fehlauer-Ale, responsável pela escolha do nome, disse ser fã do cantor.




    6. Abelha Sheldon Cooper



    A expressão Bazinga, muito utilizada pelo personagem Sheldon Cooper na série "The Big Bang Theory", também dá nome a uma espécie de abelha brasileira. A "Euglossa bazinga", nome completo do inseto, foi identificada pelo biólogo brasileiro André Nemésio. Segundo o especialista, a homenagem foi feita ao "personagem esperto, engraçado e nerd Sheldon Cooper", porque a abelha havia enganado os cientistas por algum tempo com as suas semelhanças a outras espécies.



    7. Líquen Barack Obama


    Cientistas americanos batizaram um líquen (ser vivo formado por um fungo e uma alga ou cianobactéria) de "Caloplaca Obamae", em referência ao presidente americano. A justificativa foi um agradecimento ao apoio de Obama à pesquisa científica.




    8. Roedor Kirchner


    Um roedor identificado por cientistas argentinos foi denominado "Tympanoctomys kirchnerorum" em homenagem ao ex-presidente Néston Kirchner (1950-2010) e à sua mulher e sucessora, a atual presidente Cristina Kirchner. Os pesquisadores afirmam que o animal foi batizado em referência aos Kirchner por causa das políticas de promoção da ciência adotadas nos governos de ambos.




    9. Besouro Hitler


    O cientista alemão Oscar Scheibe descobriu em 1936 uma nova espécie de besouro, que foi batizado "Anophthalmus hitleri" em homenagem ao ditador.



    10. Crustáceo Bob Marley


    O ícone do reggae serviu de inspiração ao biólogo Paul Sikkel para batizar minúsculos crustáceos descobertos na costa leste das ilhas caribenhas. Em homenagem ao cantor, morto em 1981, a nova espécie foi chamada "Gnathia marleyi". "Essa espécie é única e exclusiva do Caribe, assim como Marley", disse Sikkel.



    11. Aranha Lou Reed


    Uma espécie de aranha foi batizada de "Loureedia Annulipes" em homenagem ao roqueiro Lou Reed, vocalista da banda Velvet Underground, formada em 1964. Mais do que fazer uma homenagem ao ídolo da música, o nome científico diz respeito ao grupo a que a espécie de aranha pertence, velvet spider, por causa do tom de preto luminoso de seus pelos.



    12. Lagarto Jim Morrison



    Uma equipe de paleontólogos americanos batizou um lagarto gigante de mais de 40 milhões de anos de "Barbaturex morrisoni", em homenagem a Jim Morrison, vocalista da banda The Doors. O artista, que morreu em 1971, aos 27 anos, era conhecido por seu fascínio pelos répteis. "Eu sou o rei Lagarto. Eu posso tudo", escreveu Morrison em seu poema "The Celebration of the Lizard".



    13. Vespa Harry Potter


    Uma homenagem à série de livros Harry Potter, escrita pela britânica J. K. Rowling, foi feita pelos visitantes do Museu de História Natural de Berlim, que escolheram o nome "Ampulex dementor" para uma espécie de vespa. O nome faz referência aos dementadores (dementor, em inglês), guardas de uma prisão de alta segurança, temidos por serem capazes de sugar a alma de suas vítimas com um "beijo". O motivo da comparação é o modo como as vespas atacam suas presas: elas injetam outros insetos na cabeça com substâncias que os transformam em "zumbis". 



    14. Criatura pré-histórica Mick Jagger



    Uma criatura pré-histórica, que pode ter dado origem aos hipopótamos, foi batizada pelos seus descobridores como Jaggermeryx naida, em homenagem ao cantor Mick Jagger. Após encontrarem fósseis de partes da mandíbula do animal no Egito, os pesquisadores constataram uma semelhança entre a boca da criatura e a de Jagger - e decidiram fazer o tributo. O bicho pertence à família dos já extintos anthracotheres.



    15. Aranha John Lennon



    A aranha Bumba Lennoni, descoberta em 2014 na Amazônia, recebeu esse nome em homenagem ao cantor britânico e ex-Beatle John Lennon, ídolo da equipe de cientistas, e também em referência à tradição do Boi-Bumbá, do folclore brasileiro.

    Fonte: Veja

    Contribua
    • Comente
    • Comente com Facebook

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: 15 descobertas batizadas com nomes de famosos Rating: 5 Reviewed By: Bruno Angelim
    Topo