• Em Destaque

    Paleontólogos descobrem nova espécie de dinossauro com chifres no sul de Utah




    Uma equipe internacional de cientistas, identificaram uma nova espécie de centrossauro, um membro dos ceratopsídeos de grande porte (dinossauros com chifres) que diversificou na América do Norte e Ásia durante os estágios finais da época dos dinossauros.

    As novas espécies, nomeado Machairoceratops cronusi (UMNH VP 20550), foi descoberto por cientistas que conduzem pesquisas paleontológicas e geológicas em Grand Staircase-Escalante National Monument, sul de Utah. Com a ajuda de escavadoras profissionais e voluntários da Universidade de Ohio e do Museu de História Natural de Utah (NHMU), a equipe desenterraram os chifres e outros elementos do crânio ao longo de três temporadas de campo.



    Comparações com outros dinossauros com chifres revelou características únicas, indicando que o animal era diferente de outros dinossauros com chifres, incluindo aqueles de outros lugares em Utah, de acordo com um estudo da equipe publicado na PLoS ONE. Principal autor e estudante de graduação da Universidade de Ohio Eric Lund declarou: "A descoberta do Machairoceratops não só aumenta a diversidade conhecida dos ceratopsídeos do sul Laramidia, mas também restringe uma lacuna de informação evolutiva que se estende por quase 4 milhões de anos."

    Machairoceratops viveu a cerca de 77 milhões de anos atrás, durante o final do Período Cretáceo, num momento em que a América do Norte foi subdividido por um mar epicontinental (um dentro de um continente) no ocidente (Laramidia) e massas orientais (Appalachia). ceratópsios Centrosaurine, o grupo que inclui o Machairoceratops, eram dinossauros herbívoros conhecidos por seus bicos icônicas, narizes alargados, chifres faciais, e babados ornamentados (escudos pescoço). Estima-se que o Machairoceratops tenha tido de 6-8 metros de comprimento e poderia pesar cerca de 1-2 toneladas.


    O crânio da nova espécie apresenta semelhanças com a única outra centrossauro (Diabloceratops). Mas os dois dinossauros são distintamente diferentes um do outro, e, mais notavelmente, muito distinta do Centrossauro conhecidos a partir do norte Laramidia. "Machairoceratops é único em possuir dois grandes picos de encurvamento para a frente fora da parte de trás da blindagem do pescoço, cada uma das quais é caracterizada por uma ranhura peculiar que se estende a partir da base do pico para a ponta, cuja função é desconhecida," comentou Eric Lund.



    Além de ampliar a diversidade dos centrossauros, este estudo também fornece importantes conhecimentos sobre a história evolutiva precoce dos ceratopsídeos sobre Laramidia. A descoberta de Machairoceratops reforça a ideia de que os ceratopsídeos ocupavam duas regiões distintas que foram latitudinalmente separados.

    Fonte: Phys.org
    Notícia original em inglês: Clique aqui

    Contribua
    • Comente
    • Comente com Facebook

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Paleontólogos descobrem nova espécie de dinossauro com chifres no sul de Utah Rating: 5 Reviewed By: Bruno Angelim
    Topo