• Em Destaque

    Postosuchus


    O Postosuchus viveu e evoluiu onde atualmente é a América do Norte, no Período Triássico da Era Mesozoica do Éon Fanerozoico (235 – 208 milhões de anos atrás). Era um réptil governante (Arcossauro), um grupo de répteis que foi extinto do registro fóssil (sem contar com os crocodilianos e aves). Tinha a aparência de um crocodilo apesar de ser apenas seu primo. Seus achados fósseis foram encontrados na Pedreira de Posto, no Texas e na Floresta Petrificada do Arizona, nos Estados Unidos. Era um predador carnívoro e pertencia ao topo da cadeia alimentar no período de sua existência. Era um caçador que provavelmente predaram dicinodontes (ex.: placérias) e muitas outras criaturas menores que ele.


    Descrição

    Pesava cerca de 680 quilogramas distribuídos em 6 metros de comprimento e 1.5 de altura. Seu crânio era grande e possuía uma cauda longa. Tinha um focinho longo e uma mandíbula comprida com filas de dentes afiados do tamanho de adagas com mandíbulas muito poderosas. Em suas costas havia uma armadura que consistia em fileiras de pratos ósseos na parte superior de suas costas. Foi sustentado por pernas colunares (uma característica bastante incomum em répteis) e suas pernas dianteiras eram mais curtas que as traseiras. Uma pequena parte de paleontologistas acreditaram que o postosuchus poderia correr com duas pernas, mas a maioria dos estudiosos acreditam mesmo que era um quadrúpede; que no máximo poderia empinar para amedrontar seus adversários para defesa de território, para disputas por fêmeas ou para caçar animais voadores.


    Curiosidades

    O Postosuchus aparece num documentário da série do BBC, "Caminhando com os Dinossauros", onde a animação CG foi usada para criar criaturas extintas da Era Mesozóica. Neste episódio ele aparece como principal predador, predando grandes placérias (Dicinodontes). Em seguimento da série, uma fêmea Postosuchus sofre uma lesão fatal quando caçava, perdeu seu território para um macho da mesma espécie, e finalmente é morta por um grupo de Celófises, demasiadamente fraca para se defender. Aparece também na série "Dinosaur Alive", onde ele se afoga em uma enchente tentando comer um grupo de Celófises. No entanto, isso é muito controvérsio, pois é possível que o Postosuchus fosse um bom nadador. E Finalmente é protagonista na Primeval novela fogo e água.
    • Comente
    • Comente com Facebook

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Postosuchus Rating: 5 Reviewed By: Bruno Angelim
    Topo