• Em Destaque

    Arqueólogos iniciam busca ao esqueleto de rei Henrique I





    Arqueólogos britânicos começaram a buscar pelos restos mortais do rei Henrique I da Inglaterra, quarto filho de Guilherme, o Conquistador. De acordo com pesquisadores, existe a possibilidade do rei ter sido enterrado embaixo do que atualmente é um estacionamento em Reading, a aproximadamente 64 quilômetros de Londres, na Inglaterra. Caso relembra a busca pela ossada do rei Ricardo III, que teve os restos mortais encontrados embaixo de um estacionamento na Inglaterra.



    Segundo registros antigos, o rei teria sido enterrado perto de sua esposa, Adeliza, no altar da abadia de Reading (uma espécie de mosteiro), fundada por ele em 1121. A teoria dos pesquisadores é de que este altar, onde Henrique estaria enterrado, pode estar em uma região próxima das ruínas da abadia em Abbey Quarter. Segundo pesquisadores, utilizando medições do terreno e comparando com onde estaria a abadia antiga, o rei deveria estar enterrado embaixo do que é hoje uma creche – se a abadia for maior do que o estimado, o rei pode estar enterrado embaixo de um parque, ou de um estacionamento.

    Para investigar o terreno, os pesquisadores vão utilizar tecnologia de radares que conseguem penetrar o solo na busca dos restos mortais do rei. “Sabemos por registros da época que o rei foi enterrado no altar principal da antiga abadia. Nosso objetivo é encontrar pistas da antiga abadia. Não sabemos se os restos mortais ainda estarão lá”, afirmou John Mullaney, historiador local que faz parte do grupo das pesquisas, ao The New York Times.




    Coincidência – Há pouco mais de três anos, pesquisadores da Universidade de Leicester encontraram os restos mortais do Rei Ricardo III, enterrado em 1485 – também em um estacionamento – a aproximadamente 160 quilômetros de distância de Londres. De acordo com os pesquisadores, a facilidade de encontrar a ossada de Ricardo III não deve se repetir na busca por Henrique I, já que ele foi enterrado aproximadamente 300 anos antes de Ricardo III.


    O rei Henrique I nasceu por volta de 1069 e morreu em 1135 após ingerir lampreias (espécie de peixe) em excesso. De acordo com a história, Henrique se tornou rei após a morte de seu irmão mais velho, Guilherme II; a tomada do poder, no entanto, aconteceu enquanto o terceiro dos irmãos, que deveria ter se tornado rei, estava em uma Cruzada. Henrique foi conhecido por ter sido um monarca opressivo, mas eficiente nas políticas administrativas. Segundo registros, Henrique I morreu na Normandia, França, e seu corpo foi levado para ser enterrado na abadia que ele fundou.

    Fonte: Veja

    Contribua
    • Comente
    • Comente com Facebook

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Arqueólogos iniciam busca ao esqueleto de rei Henrique I Rating: 5 Reviewed By: Bruno Angelim
    Topo