• Em Destaque

    Artefatos arqueológicos revelam cidades perdidas do Império Assírio

    PAINEL DA CIVILIZAÇÃO ASSÍRIA (FOTO: WIKIMEDIA COMMONS)

    Habitantes do território que atualmente compreende o Iraque, os assírios viveram há cerca de 4 mil anos e deixaram vastos registros em placas de argila. Parte dos escritos sobreviveram ao tempo e agora são desvendados por especialistas de todo o mundo: liderado por Gojko Barjamovic, da Universidade Harvard, uma equipe de pesquisadores analisou milhares de placas para encontrar relatos de 26 cidades assírias — 11 delas nunca tinham sido identificadas.

    As placas de argila analisadas pelos cientistas foram encontradas na antiga cidade de Kanesh, localizada atualmente na Turquia e que era um entreposto comercial do Império Assírio.




    Registrados em escrita cuneiforme, os vestígios arqueológicos citam milhares de transações comerciais, contratos e outros documentos que retratam aspectos culturais da sociedade assíria — foram encontrados, inclusive, acordos nupciais com "multas" em caso de divórcio.

    De acordo com Barjamovic, após estudar as mais de 12 mil placas de argila encontradas em Kanesh, é possível desenvolver uma espécie de mapa das cidades assírias a partir do cruzamento de dados. Agora, basta iniciar as escavações nas localizações estimadas para encontrar ainda mais informações de uma das primeiras civilizações organizadas da História.


    Fonte: Revista Galileu
    • Comente
    • Comente com Facebook

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Artefatos arqueológicos revelam cidades perdidas do Império Assírio Rating: 5 Reviewed By: Bruno Angelim
    Topo