![]() |
URNA ONDE FORAM ENCONTRADOS OS OSSOS QUE PODEM TER SIDO DE BUDA (FOTO: CHINESE CULTURAL RELICS) |
Mil anos atrás, dois monges, Yunjiang e Zhiming, de Jingzhou, na China, resolveram juntar os pedaços, e passaram duas décadas em busca de fragmentos de ossos e dentes que poderiam ter pertencido ao Buda. Ninguém sabia direito o resultado dessa busca — pelo menos até recentemente.
Cinco anos atrás, operários chineses trabalhavam reparando uma estrada próximo à região, quando se depararam com uma urna antiga com a inscrição: “Os monges Yunjiang e Zhiming da escola de Lotus, que pertencem ao Templo Mañjuśrī do monastério Longxing, na prefeitura Jingzhou, coletaram mais de 2.000 pedaços de śarīra, além de ossos e dentes de Buda, e enterraram eles no Mañjuśrī Hall de seu templo”. Somente agora a descoberta foi publicada em inglês, pelo jornal Chinese Cultural Relics.
Os śarīra é o nome dado às relíquias que de alguma forma são à Buda. Foram encontradas também 260 estátuas, inclusive algumas com dois metros de altura. Esculpidas entre as dinastias Wei (386 a 534) e a Song (960 a 1279), as estátuas trazem imagens do próprio Buda, além de inscrições com imagens de seus seguidores, devotos, e deuses.
Historicamente, as relíquias e inscrições são o achado mais importante, já que ajudam a entender o contexto cultural da época. Não há como confirmar, afinal, se os ossos realmente pertenceram a Siddhartha Gautama.
Fonte: Revista Galileu
0 comentários:
Postar um comentário