• Em Destaque

    Arqueólogos descobrem “armazém” de objetos e ferramentas pré-históricas

    © Foto - Sebastian Corneanu

    Um grupo de arqueólogos encontrou mais de mil artefactos em Uadi Dabsa, no campo vulcânico Harrat Al Birk, a poucos quilómetros da costa do Mar Vermelho, no sudoeste da Arábia Saudita.

    A grande quantidade de objetos encontrados torna este lugar num dos maiores depósitos de concentração de material paleolítico. Os resultados da descoberta, que foi possível graças ao projeto dos investigadores do Conselho Europeu de Investigação (ERC), foram publicados na revista Antiquity.

    Nos depósitos foram encontrados fragmentos de facas, pontas de flecha, eixos, martelos de pedra e algumas ferramentas de costura como raspadores de pele de animais ou perfuradores de couro. Alguns destes instrumentos podem ter mais de 1,7 milhões de anos.

    “Este terreno é muito mais árido hoje do que era em determinadas épocas”, assegura Frederick Foulds, professor de arqueologia da Universidade de Durham, Inglaterra, e autor do artigo na revista científica. Na sua opinião, os restos descobertos pertenceram a populações que residiram neste território em períodos mais húmidos, reforça.

    Fonte: Zap
    • Comente
    • Comente com Facebook

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Arqueólogos descobrem “armazém” de objetos e ferramentas pré-históricas Rating: 5 Reviewed By: Matteo Peixoto
    Topo