• Em Destaque

    Steniano


    Na escala de tempo geológico, o Steniano é período da era Mesoproterozoica
    do éon Proterozoico que está compreendido entre 1 bilhão e 200 milhões e 1 bilhão de anos atrás, aproximadamente. O período Steniano sucede o período Ectasiano de sua era e precede o período Toniano da era Neoproterozoica de seu éon. Como os outros períodos de seu éon, não se divide em épocas.

    O período Steniano, também conhecido por Esteniano, (do grego στενός (stenós), significa "estreito") é o período geológico final na Era Mesoproterozoica. Em vez de se basearem em estratigrafia, essas datas são definidas de forma cronetrômica. O nome deriva de cintos polietamórficos estreitos formados durante este período. O supercontinente Rodinia se agrupou durante o Steniano. Isso duraria até o período de Toniano. Este período inclui a formação do Keweenawan Rift.

    Rodinia teve característica de um local árido e desolado. A vida ainda não havia colonizado terra. Os únicos sinais de vida perto da terra foram os crescimentos profusos de estromatólitos ao longo das costas. A atmosfera, que continha cerca de 1% de oxigênio no início do mesoproterozoico, aumentou o teor de oxigênio para não mais de 2-4% no momento da formação de Rodinia. Consequentemente, não havia camada de ozônio.

    Fonte: Wikipédia
    • Comente
    • Comente com Facebook

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Steniano Rating: 5 Reviewed By: Bruno Angelim
    Topo