![]() |
REGISTRO DE ARTE DOS NEANDERTAIS (FOTO: DIVULGAÇÃO) |
A descoberta reforça as habilidades intelectuais dos neandertais e, de quebra, coloca essas pinturas como as obras de arte mais antigas do planeta.
As pesquisas, conduzidas por cientistas espanhóis, também revelaram outra descoberta em uma caverna na região de Murcia: trata-se de conchas marinhas que foram perfuradas e pigmentadas. Com cerca de 115 mil anos de idade, os objetos demonstram que os neandertais também utilizavam ornamentos em seus corpos.
![]() |
CONCHAS USADAS COMO ORNAMENTOS (FOTO: DIVULGAÇÃO) |
Os primeiros registros de neandertais datam de cerca de 400 mil anos atrás, com esqueletos encontrados em parte da Ásia e na Europa. Ainda não há comprovações definitivas sobre o motivo de sua extinção, que aconteceu há 40 mil anos, mas cientistas acreditam que a competição por comida favoreceu os Homo sapiens, mais adaptados a viverem com uma dieta variada em tempos de escassez
A capacidade de adaptação, portanto, marcava de maneira fundamental a diferença entre humanos e neandertais. Eles até podiam ser inteligentes e desenvolver habilidades sociais, mas nós estávamos mais preparados para as mudanças ambientais sofridas pelo planeta nos últimos milênios. Mas fica a dúvida: se tivessem continuado a existir, os neandertais seriam capazes de fazer engenhos complexos ou até superiores a dos humanos?
Fonte: Revista Galileu
0 comentários:
Postar um comentário