• Em Destaque

    Garoto de 13 anos descobre tesouro da realeza viking

    PEÇA QUE RETRATA O BATISMO DO REI VIKING HAROLD BLUETOOTH (FOTO: WIKICOMMUS)

    Quem não gostava de brincar de caça ao tesouro quando criança? O passatempo exige dedicação, raciocínio rápido e rende ainda algumas doses de adrenalina. Na maior parte das vezes, o objeto a ser coletado no final é um objeto banal, que só servia para dar graça à brincadeira. Em ocasiões festivas, poderia ser um presente ou ovos de chocolate para a Páscoa, por exemplo.

    Mas nenhuma caça ao tesouro se compara a essa, empreendida por um garoto de 13 anos de idade e seu professor na ilha alemã de Rüngen, localizada no mar Báltico. A dupla encontrou uma moeda de prata viking, o que levou a uma descoberta posterior a colares, pérolas, broches, braceletes e anéis ligados à dinastia do rei Bluetooth que governou a Dinamarca há mais de mil anos.

    “Esse é o maior tesouro encontrado na região do sudeste do Báltico”, afirmou um arqueólogo sobre o achado.

    Para realizar essa descoberta, o arqueólogo amador René Schön e seu aluno Luca Malaschnitschenko – ambos voluntários de um escritório de arqueologia do estado da Alemanha – saíram com detectores de metal procurando o que quer que aparecesse.

    Em janeiro de 2018, na ilha de Rüngen, que a dupla achou o que parecia ser uma peça de alumínio comum. Porém, ao levar o artefato até a Secretaria do Estado, o objeto foi estudado e identificado como uma moeda de prata pertencente ao assentamento comercial Hedeby, da Era Viking.

    Foi então que o órgão estadual pediu para que Schön e Malaschnitschenko, de apenas 13 anos, não contassem sobre seu achado até que a região em que descobriram a moeda fosse escavada.

    Três meses após um longo trabalho de investigação, os arqueólogos do Departamento do Estado estudaram uma área de 400 metros quadrados e desenterraram muito mais tesouros vikings, principalmente joias ligadas à dinastia do rei Bluetooth.

    Fonte: Revista Galileu
    • Comente
    • Comente com Facebook

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Garoto de 13 anos descobre tesouro da realeza viking Rating: 5 Reviewed By: Matteo Peixoto
    Topo