![]() |
REPRODUÇÃO ARTÍSTICA DO LISOWICIA BOJANI (FOTO: DIVULGAÇÃO/KAROLINA SUCHAN-OKULSKA) |
Chamada de Lisowicia bojani, a espécie foi classificada como um dicinodonte, que faz parte do grupo de terapsídeos, répteis antigos que são ancestrais dos mamíferos modernos e que surgiram antes dos dinossauros dominassem o planeta durante o período Jurássico.
“A descoberta do Lisowicia muda as nossas ideias sobre a história antiga dos dicinodontes, parentes triássicos dos mamíferos”, afirma Tomasz Sulej, pesquisador da Academia Polonesa de Ciências. Os dicinodontes eram herbívoros e tinham tamanhos variáveis, mas a nova espécie encontrada com certeza era uma das maiores. Estima-se o Lisowicia bojani pesava cerca de nove toneladas e era tão grande quanto um elefante.
“Isso também levanta muitas outras questões sobre o que fazia com que eles e os dinossauros fossem tão grandes”, acrescenta Sulej. O tamanho do novo fóssil significa que os paleontólogos deverão reexaminar o seu conhecimento sobre a linhagem de terapsídeos.
“Os dicinodontes foram animais surpreendentemente afortunados no Triássico Superior e Médio. Lisowicia é o mais jovem dicinodonte e o maior tetrápode terrestre do Triássico — excluindo os dinossauros”, explica Grzegorz Niedzwiedzki, da Universidade de Uppsala.
![]() |
PARTE DO FÓSSIL DO LISOWICIA BOJANI (FOTO: GRZEGORZ NIEDZWIEDZKI) |
As primeiras descobertas em Lisowice, na Polônia, foram feitas por Robert Borzecki e Piotr Menducki em 2005. Desde então, mais de mil ossos e fragmentos foram encontrados no local, inclusive os que pertencem ao Lisowicia bojani. A cidade polonesa está localizada em uma área que corresponde a um depósito de rio do Triássico Superior.
O nome da espécie faz referência à cidade próxima de onde foi encontrado, Lisowice, e ao anatomista alemão Ludwig Heinrich Bojanus.
A descoberta do fóssil Lisowicia bojani é a primeira evidência de que dicinodontes gigantes que deram origem aos mamíferos viviam ao mesmo tempo que os primeiros dinossauros sauropodomorfos — que mais tarde se transformaram nos maiores animais que já habitaram a Terra, os famosos dinossauros “pescoçudos”.
O achado é também o primeiro fóssil de dicinodonte do Triássico Superior encontrado na Europa. A pesquisa da Academia Polonesa de Ciências e da Universidade de Uppsala foi publicada na Science.
Fonte: The Independent
0 comentários:
Postar um comentário