• Em Destaque

    Arqueólogos descobrem que 'antigo monumento' foi construído nos anos 90

    IMAGEM DO MONUMENTO CONSTRUÍDO NA DÉCADA DE 1990 (FOTO: DIVULGAÇÃO)
    Após quase 30 anos, um fazendeiro confessou a um arqueólogo que trabalha em uma instituição escocesa que um conjunto de pedras depositadas na região de Aberdeenshire não foi construído por civilizações que viveram há milênios naquele território."É obviamente decepcionante saber disso, mas também é acrescentado um elemento interessante à essa história", afirmou em comunicado Neil Ackerman, que trabalha na preservação histórica de Aberdeenshire.

    Durante os anos 90, um fazendeiro chamou um grupo de arqueólogos alegando que havia descoberto algumas pedras dispostas de maneira circular, como se tivessem sido depositadas por humanos. Tal achado despertou a curiosidade dos arqueólogos, já que a Escócia abriga ao menos 100 estruturas semelhantes construídas há pelo menos 4,5 mil anos, durante o período histórico conhecido como Idade do Bronze.

    Apesar de verificarem que o círculo onde as pedras foram depositadas parecia menor do que aquelas encontradas ao longo da Escócia, o formato do monumento era muito semelhante às antigas formações da Idade do Bronze. "Esses tipos de monumento são notoriamente difíceis de datar. Por essa razão, incluímos em nossos registros qualquer réplica moderna de monumentos antigos, caso eles sejam posteriormente identificados como fraudes”, escreveu Neil Ackerman.

    De acordo com os pesquisadores, tais conjuntos de pedras eram utilizados como local de enterro dos povos que viviam na região — alguns especialistas também afirmam que as estruturas seriam templos onde se celebrava a Lua.

    O templo mais famoso da ilha britânica é Stonehenge, formado por círculos de pedras que chegam a medir cinco metros de altura. A construção seria atribuída a povos que viveram na atual cidade de Salisbury há 4,5 mil anos (mesmo período em que as estruturas escocesas foram erguidas).


    Fonte: Revista Galileu
    • Comente
    • Comente com Facebook

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Arqueólogos descobrem que 'antigo monumento' foi construído nos anos 90 Rating: 5 Reviewed By: Unknown
    Topo