• Em Destaque

    Estruturas misteriosas são encontradas no Deserto do Saara

    AS ESTRUTURAS APRESENTAM FORMATOS E TAMANHOS DIFERENTES (FOTO: NICK BROOKS E JOANNE CLARKE)
    Centenas de estruturas de pedras foram encontradas na porção oeste do Deserto do Saara. As descobertas foram feitas pelos pesquisadores Nick Brooks e Joanne Clarke, da Universidade de East Anglia (Reino Unido). Os resultados das investigações foram compilados no livro The Archaeology of Western Sahara: A Synthesis of Fieldwork, 2002 to 2009 (Oxbow Books, 256 páginas), publicado no ano passado.

    Entre 2002 e 2009, os pesquisadores analisaram imagens de satélite e fizeram escavações no Saara Ocidental. O objetivo era mapear os sítios arqueológicos do deserto e aprofundar os estudos na região. "Devido à sua história de conflito, pesquisas arqueológicas e paleoambientais detalhadas no Saara Ocidental foram extremamente limitadas", escreveram.

    AS DESCOBERTAS SÃO RESULTADO DE UM ESTUDO QUE BUSCA APROFUNDAR OS ESTUDOS ARQUEOLÓGICOS NO DESERTO DO SAARA (FOTO: NICK BROOKS E JOANNE CLARKE)
    Como resultado do trabalho, os autores encontraram centenas de estruturas de pedras, dispostas das mais variadas maneiras. Algumas ficam empilhadas, enquanto outras formam círculos e plataformas. Uma delas, segundo eles, chega a medir aproximadamente 630 metros de comprimento.

    Os achados das escavações também incluem restos mortais de humanos, que, datam de cerca de 1,5 mil anos. Ainda que os arqueólogos não tenham certeza sobre a finalidade de algumas das estruturas, eles acreditam que elas serviriam como marcação da localização de antigas sepulturas.

    Fonte: Revista Galileu
    • Comente
    • Comente com Facebook

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Estruturas misteriosas são encontradas no Deserto do Saara Rating: 5 Reviewed By: Unknown
    Topo